quinta-feira, 6 de junho de 2013

O Soroban- um tipo de linguagem

Soroban é o nome do ábaco japonês. O ábaco é um dos instrumentos de cálculo e registro numérico mais antigo da história da humanidade. Ele foi utilizado por diversos povos de civilizações, entre eles os babilônicos, os romanos, os árabes e os chineses. Não se sabe ao certo quando o ábaco foi utilizado  por diversos povos e civilizações, entre eles os babilônicos, os romanos, os árabes, e os chineses. Não se sabe ao certo quando o ábaco foi inventado, embora haja indícios de que os babilônicos já utilizavam esse instrumento dese o século III a.C. Na China , o ábaco surgiu por volta do século XIII, com o nome de suan-pam, que significa " tábua de contar".
O soroban é uma versão adaptada pelos japoneses do suan-pan chinês. Uma das principais vantagem desse instrumento em relação aos outros ábacos é o menor número de peças utilizadas para registrar os números. Além disso, ele foi utilizado não apenas para contar e registrar números, mas também para realizar operações aritméticas como adição, subtração, multiplicação, divisão e extração de raiz quadrada.
A estrutura do soroban é muito semelhante à dos sistema de numeração decimal. Cada Haste vertical representa uma casa decimal. As unidades estão representadas no centro, onde aparece o sinal. Á esquerda, estão localizadas as casas dos múltiplos da unidade ( dezena, centena, milhar, etc.). À direita, os múltiplos ou  divisões da unidade ( décimo, centésimo, milésimo, etc.) Esse conteúdo é explorado para os alunos do ensino fundamental da rede estadual.







 O desenvolvimento das técnicas de cálculo propiciou uma grande rapidez na realização de operações aritméticas. Em alguns casos o cálculo com soroban chega a ser mais rápido do que com a calculadora. As crianças japonesas aprendem a manusear o soroban na escola, a partir dos 5 anos de idade. Ainda hoje no Japão é comum observarmos seu uso por comerciantes locais.



                                                      Ângela Regina Rosa da Silva

3 comentários:

  1. Olá Ângela! Achei muito interessante esse material que postou.É muito importante para a melhora da nossa prática diária de sala de aula, essa troca de experiências. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, pelo seu comentário, acho muito construtivo e concordo plenamente!!!! Abração

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por nos apresentar uma ferramenta tão importante

    ResponderExcluir