TEMA : Exercícios que envolvem análise e interpretação de gráficos e tabelas.
OBJETIVO: Desenvolver habilidade de conhecer, fazer e conviver.
Objetivo específico: (capacitar o aluno para observar a proporção demonstrada nas informações do conteúdo do exercício). Ampliar a percepção de proporcionalidade. Discutir situações problemas. Relacionar gráficos e tabelas em um mesmo contexto. Realizar cálculos que envolvem equações e porcentagens. Propor situações que envolvem tomadas de soluções e auxiliem na vivência do aluno.
JUSTIFICATIVA : O trabalho com gráfico e tabelas são fundamentais para o desenvolvimento da competência leitora, pois, essa forma de linguagem é constantemente utilizada no cotidiano. Desenvolve a percepção e atenção do aluno.
PROCEDIMENTO : 1. Apresentação da tabela e do gráfico para os alunos;
2. Fazer a leitura da tabela e do gráfico, propondo questionamento que auxiliem na compreensão dos dados.( Do que se refere a tabela; Que assunto se refere o gráfico e tabela em questão; Analisar os dados numéricos do gráfico e tabela em questão ).
3. Expor o gráfico e tabela em questão e comentar em que situação envolve o mesmo.
4. Discutir as estratégias e cálculos necessários para a construção de gráficos de setores.
5. Propor atividades que envolvem a construção de gráficos e tabelas.
6. Recursos: retroprojetor, kit multimídia, régua, compasso, transferidor e calculadora.
7. Análise e questionamento dos exercícios na forma oral e escrita.
Ângela Regina Rosa da Silva
Ângela está ótimo! Pedi para você acrescentar a habilidade H43,mas o item 3 e 5 auxiliam estas habilidades!
ResponderExcluirOk! Ângela estamos caminhando para entendermos tudo isso! Talvez um dia nós faremos melhor uso destas ferramentas, pois aprenderemos usa-las com mais propriedades! Abração.
ResponderExcluir